Lee Laboratório de Epidemiologia e Estatística
Home Ensino Pesquisa Biblioteca Virtual Outros Setores

AVALIAÇÃO

NOTA*
(Média)

Disciplina "Análise de dados Qualitativos" - 2000

Pertinência para formação do pós-graduando

4,00

Conteúdo do curso: assuntos tratados, sua relevância

3,86

Resposta às minhas expectativas

3,86

Cobertura da ementa do curso

3,86

Distribuição da carga horária

3,07

Média da Disciplina

3,73

Recursos didáticos

Livro

3,64

Qualidade das aulas teóricas

3,79

Qualidade das aulas práticas

3,79

Média dos recursos didáticos

3,74

Professor

Conhecimento: domínio, profundidade, segurança

4,00

Didática: clareza, objetividade, integração dos tópicos

3,79

Compromisso: empenho, esclarecimento de dúvidas, discussões

3,93

Média do professor

3,90

*NOTA: 0 - Total/e reprovado; 1 – Reprovado; 2 – Indiferente; 3 – Aprovado; 4 - Total/e aprovado

Comentários

Gostaria que os últimos slides do curso fossem enviados por e-mail aos estudantes. Gostaria que o curso fosse mais duradouro, talvez para falarmos desde os tópicos matemáticos e estatísticos como distribuição normal, Qui-quadrado, regressão logística... Acho que deveria ser de pelo menos 4 meses.

Sugestão: Elaboração de uma apostila para acompanhamento das aulas práticas (SPSS)

É provável que disciplinas básicas como pré-requisito ao curso propiciem melhor aproveitamento. No meu caso, a carência de base atrapalhou um pouco o aproveitamento.

A carga horária poderia ser maior; também deveria ser distribuída num intervalo de tempo maior, para possibilitar a leitura do livro e a consulta a outras referências em tempo hábil à discussão. Seria desejável imprimir a produção das aulas práticas, ou ao menos a "programação" dos comandos; um manual, ainda que resumido, poderia ser oferecido p/ melhor lidar c/ o software 'by myself'.

As cadeiras da sala das aulas teóricas não são ergonômicas. Prefiro bombom Ouro Branco. Ar condicionado é fundamental. Esta avaliação deveria ser feita após os seminários.

Acredito que as aulas teóricas de menor duração, porém mais distribuídas durante a semana (por exemplo: 2 h/ 5 X / sem) contribuiriam para a melhora da capacidade de CONCENTRAÇÃO (embora o intervalo ajude). Quatro horas seguidas é muito pesado!

Acho que o curso deveria ser realizado numa única unidade (ou no Dante ou na FMUSP). Seria importante a realização de exercícios individualizados para serem feitos em casa e entregues em sala.

A sala da FMUSP deixa a desejar quanto às acomodações (laboratório patologia/ bancos)

Considerei o curso extremamente importante. As aulas práticas tornaram mais claros os conceitos vistos nas aulas teóricas. Poderia ser dado algum exercício que fizessemos sozinhos ou em grupo, pois acredito que surgiriam dúvidas que poderiam ser discutidas posteriormente. Nesse sentido, talvez a carga horária pudesse ser ampliada. A sala de aula na FMUSP era extremamente desconfortável.

Devido a necessidade do curso ocorrer com aulas de 4 hs , acredito que seja importante haver maior tolerância com atraso permitindo que o aluno que por problemas independente da sua vontade, possa assistir parte da aula sem constrangimento.


Laboratório de Epidemiologia e Estatítisca.
webmaster@lee.dante.br