Lee Laboratório de Epidemiologia e Estatística
Home Ensino Pesquisa Biblioteca Virtual Outros Setores

AVALIAÇÃO

NOTA*
(Média)

Disciplina "Análise de dados Qualitativos" - 2001

Pertinência para formação do pós-graduando

3,79

Conteúdo do curso: assuntos tratados, sua relevância

3,79

Resposta às minhas expectativas

3,50

Cobertura da ementa do curso

3,79

Distribuição da carga horária

3,43

Média da Disciplina

3,66

Recursos didáticos

Livro

3,57

Qualidade das aulas teóricas

3,93

Qualidade das aulas práticas

3,64

Média dos recursos didáticos

3,71

Professor

Conhecimento: domínio, profundidade, segurança

4,00

Didática: clareza, objetividade, integração dos tópicos

3,93

Compromisso: empenho, esclarecimento de dúvidas, discussões

4,00

Média do professor

3,98

Média do curso

3,76

*NOTA: 0 - Total/e reprovado; 1 – Reprovado; 2 – Indiferente; 3 – Aprovado; 4 - Total/e aprovado

Comentários

O curso é excelente, abrangendo conhecimentos técnicos e se ampliando em outros campos. Gostaria de agradecer a oportunidade de ter realizado este curso, pois além de ampliar meu conhecimento na área técnica (estatística), me auxiliou a assumir minhas premissas básicas, o que é fundamental para realizar pesquisa. O horário para mim não foi adequado, por questões pessoais.

Os seminários foram muito interessantes. O meu em particular me ajudou a formular aspectos importantes da minha tese.

Sugiro que seja mais divulgado, pois trata-se de instrumento fundamental de questionamento do pós-graduando. Sou contra a instituição de disciplinas obrigatórias. No entanto, como elas existem, por mérito esta deveria estar na lista.

Adorei a oportunidade de participação neste grupo e a forma que eu fui apresentado para estes métodos. O curso é bem elaborado e talvez para alunos, como eu, fosse importante ter maior número de aulas práticas com um objetivo de familiarização com o pacote estatístico. Obrigado.

Gostei muito da estratégia didática adotada que possibilitou a compreensão hierárquica do conteúdo do curso. Penso que todos os objetivos do curso foram cumpridos. Parabéns!!!

Só um conselho: nas aulas práticas alguns exemplos com alto número de variáveis e registros / nas aulas teóricas exemplos fora da área de medicina.

Comecei o curso principalmente em função da indicação do meu orientador (Prof. Raymundo Azevedo - Patologia), com praticamente nenhum conhecimento teórico. Conclui o curso, motivado a estudar mais, mesmo porque parece-me o instrumento mais adequado para o meu projeto.

O curso foi extremamente proveitoso, teve boa estrutura didática, e alcançou plenamente os objetivos. Foi o melhor curso que fiz na pós-graduação. O lanchinho também foi uma excelente idéia.

Extremamente útil para a minha vida. Gostei muito da estrutura dos seminários, cada um na área de sua paixão. E os comentários e discussões ajudaram a sedimentar as noções do curso.

Dois aspectos para mim foram fundamentais: 1) As aulas mostraram-me as possibilidades de tratamento de dados; 2) A convivência com um grupo multidisciplinar foi muito proveitosa.

De alguma forma faltou um instrumento para nós nos exercitarmos no universo mais conceitual, para criarmos intimidade e gerarmos mais perguntas fora da aula, pois na aula isso foi feito dentro do tempo que é viável para uma aula.

Sugestões: 1) Horário 14-17hs, 2a, 4a e 6a feiras. 2) O livro do curso é complexo. Muitas vezes de difícil compreensão. Não encontrando eu ali explicação para tópicos de aula que fiquei em dúvida. Então, assim, sugiro 1 ou 2 livros outros, os quais contenham explicação/ explicações, descritas de forma acessível. Comentário: Professor, continue fazendo seus alunos pensar ... como o senhor me proporcionou. Obrigado.

É um curso que nos fornece elementos para tentar entender o que estamos fazendo, o que estamos buscando dentro do nosso trabalho.


Laboratório de Epidemiologia e Estatítisca.
webmaster@lee.dante.br