Pesquisa

ATIVIDADES DE PESQUISA DO LEE

O LEE atua em atividades de pesquisa dentro IDPC, para estudos direcionados ou não aos programas de ensino da instituição.

Doutoramento em Medicina/Tecnologia e Intervenção em Cardiologia do IDPC/USP

 

O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC), Entidade Associada da Universidade de São Paulo (USP) (D.O.E 20/12/1991) oferece o Programa de Pós-Graduação em Medicina/Tecnologia e Intervenção em Cardiologia. Este curso de Doutorado iniciou suas atividades em 16 de abril de 2007 e possui nota 5 na Avaliação CAPES.

O Laboratório de Epidemiologia e Estatística colabora para a excelência deste programa assessorando nos aspectos estatísticos de suas pesquisas associadas. O LEE participa desde a orientação de delineamento dos estudos, até a análise dos dados e conclusões dos resultados.

Confira aqui informações sobre o Programa de Doutorado.

Mestrado Profissional Associado à Residência em Medicina Cardiovascular do IDPC/USP

 

O Mestrado Profissional Associado à Residência em Medicina Cardiovascular do IDPC/USP é o programa de ensino mais recente do Instituto. Criado para atender à demanda de inserção dos residentes ao ambiente de pesquisa, neste Programa de Mestrado o aluno desenvolve, com o apoio do Laboratório de Epidemiologia e Estatística, projetos de excelência que contribuem com o estado da arte da medicina cardiovascular baseada em evidência.

Além do suporte em Estatística, o LEE contribui para o programa com uma disciplina introdutória de Bioestatística, cujo intuito é iniciar o aluno nos conceitos desta área, abrangendo os vários aspectos de interpretação de resultados de análises de dados.

Programa de residência em cardiologia

 

Os programas de residência do IDPC, além da excelência em especializar médicos nos aspectos assistenciais, primam pelo desenvolvimento do entendimento das pesquisas acadêmicas.

Parte do programa consiste em elaboração de projeto de pesquisa, bem como seu desenvolvimento. Nestas etapas da residência, os médicos contam com o suporte do Laboratório de Epidemiologia e Estatística.

Adicionalmente, o LEE oferece às turmas de residentes aulas introdutórias de Estatística, apresentando conceitos iniciais da área.

Treinamentos de Excel direcionado aos registros de dados de pesquisa científica em saúde

 

O LEE oferece programas regulares de treinamento de Excel para turmas pequenas. São disponibilizados diferentes programas para diferentes níveis de conhecimento, incluindo um curso inicial de nivelamento.

Confira aqui os próximos cursos disponíveis e seus programas.

Monitorias de Excel

 

O Excel é uma das ferramentas de bancos de dados que mais demandam interesse dos pesquisadores no momento de armazenar informações. Tendo em vista as frequêntes dúvidas pontuais e individuais, o LEE oferece regularmente monitorias de Excel, com intuito de atender a esta demanda.

Confira aqui o cronograma.

DELINEAMENTO AMOSTRAL

A amostragem é um campo da estatística bastante sofisticado que estuda técnicas de planejamento de pesquisa para possibilitar inferências sobre um universo a partir do estudo de uma pequena parte de seus componentes, uma amostra.

A definição de uma amostra envolve premissas que dizem respeito às características do evento estudado, dos fatores que exerçam influência sobre este evento e da análise que se pretenda fazer. Portanto, antes de definir o tamanho da amostra, o pesquisador deverá ocupar-se das definições de um planejamento amostral, cujas características serão particulares para cada estudo.

Link para shiny

É conveniente planejar o tamanho da amostra para que se possa ter amostras grandes o suficiente para detectar diferenças importantes. Por outro lado, amostras exageradamente grandes além de elevar o custo do estudo, podem tornar diferenças irrelevantes em estatisticamente significativas. Portanto é muito importante que o pesquisador saiba avaliar a relevância clínica da diferença estatisticamente significante.

As ferramentas aqui disponibilizadas servem exclusivamente para esboço de delineamento de tamanho amostral, sendo necessária a consulta a um estatístico. Tenha em mente que particularidades de cada estudo frequentemente não são contempladas nas fórmulas pré-existentes para esta finalidade.

O LEE não se responsabiliza pelo uso indevido destas ferramentas.