Sobre nós

SOBRE NÓS

O Laboratório de Epidemiologia e Estatística – Lee, foi criado em 1995 junto à Faculdade de Medicina da USP através de financiamento da FAPESP, pelo médico epidemiologista Julio Cesar Rodrigues Pereira. Em abril de 1996, o LEE foi transferido para o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, tendo recebido apoio da Fundação Adib Jatene. Desde então, o LEE vem contribuindo com atividades de ensino e com centenas de pesquisas científicas do IDPC, que é uma instituição de referência em cardiologia.

Atualmente, o Lee desenvolve estudos próprios e auxilia projetos com origem no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

  • Pesquisas

MISSÃO E VALORES

O LEE, desde sua criação, tem duas funções básicas, uma delas é oferecer assessoria tanto em estatística quanto em métodos de pesquisa, orientando pesquisadores em ciências da saúde em relação ao delineamento de seus projetos de pesquisa. Isto vai desde a elaboração de projetos até a análise estatística dos resultados. A outra, talvez a mais importante, é criar e divulgar novas metodologias aplicadas às pesquisas médicas que muitas vezes são utilizadas em outras áreas que não a medicina. Isto inclui também a divulgação de métodos que já existem, mas que os investigadores tem pouca familiaridade.

Nossa missão é de aprimorar e tornar mais informativas as pesquisas desenvolvidas no IDPC, potencializando a capacidade científica desta instituição de referência. Nesta linha, estamos também focados em transmitir para os pesquisadores da instituição conceitos importantes de estatística.

Dentre nossos valores, primamos pela busca das melhores técnicas para analisar os dados dos estudos, não nos atendo aos convencionalismos que minimizam as capacidades de resultados.

NOSSA EQUIPE

Alice Lemos de Morais

Doutora em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (2015), Mestre em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e Bacharel em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é coordenadora do Laboratório de Epidemiologia e Estatística do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC). Docente do curso de doutoramento em Medicina/Tecnologia e Intervenção em Cardiologia do IDPC/USP. Docente do programa de Mestrado Profissional Associado à Residência em Medicina Cardiovascular do IDPC/USP. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do IDPC. Foi professora efetiva de Estatística no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e na Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise de Sobrevivência e Modelos de Regressão.
Link para currículo lattes

Fábio Hideto Oki

Doutorando em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Mestre em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (2015) e Bacharel em Estatística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é Estatístico do Laboratório de Epidemiologia e Estatística do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC). É consultor ad hoc em trabalhos científicos. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística (com ênfase em Análise de Sobrevivência e Modelos de Regressão), Qualidade de vida, Análise Multivariada e Análise para amostragem complexa.
Link para currículo lattes

João Italo Dias França

Possui Bacharelado pela Universidade Federal do Ceará (2007) e Mestrado em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (2010). Foi estatístico do setor de Gastroclínica e Gastrocirurgia do Hospital das Clinicas da Universidade de São Paulo (2009-2011). Atualmente é doutorando em Epidemiologia pela Faculdade de Saúde publica na Universidade de São Paulo e Estatístico do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

Link para currículo lattes